Notícia do jornal "O Estado de São Paulo" de 27 de janeiro de 2004

http://www.estadao.com.br/agestado/noticias/2004/jan/27/110.htm

Tremores de terra no Peru e Chile. Só susto, sem vítimas

Lima - Um tremor de cinco graus de magnitude abalou, hoje, a região sudeste peruano, assustando os moradores, mas sem causar vítimas nem prejuízos, segundo informou o Instituto Geofísico do Peru (IGP).

O epicentro do sismo ocorreu às 11 horas (10 horas de Brasília) e localizou-se no Oceano Pacífico, a 46 quilômetros de profundidade e uma distância de 126 quilômetros a sudoeste de Tacna, cidade próxima à fronteira com o Chile.

No Peru, segundo o IGP, o tremor foi sentido em Tacna e no porto de Ilo, com uma intensidade de 4 graus na escala Mercalli e de 3 graus na cidade de Arequipa e no povoado de Tarata.

No Chile, a região afetada foi uma vasta zona do norte do país. O diretor do Escritório Nacional de Emergência, Alberto Maturana, informou que o terremoto foi sentido principalmente em Arica, no extremo norte, onde teve uma intensidade de 4 a 5 graus.

O abalo foi percebido também no porto de Tocopillla, a cerca de 650 quilômetros ao sul do Arica, mas com uma intensidade bem menor: de graus na escala Mercali.

Últimas Notícias