Notícia da BBC Brasil de 04 de maio de 2004

Britânicos querem criar dentes a partir de células-tronco

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/05/040503_teeth.shtml

Uma nova tecnologia para o crescimento de dentes pode acabar com o uso de dentaduras.

Cientistas do King's College, de Londres, receberam recursos da ordem de R$ 2,6 milhões para ajudá-los a desenvolver dentes humanos a partir de células-tronco.

A companhia Odontis, criada pela faculdade, espera fazer testes em seres humanos dentro de dois anos, depois de obter resultados satisfatórios em ratos de laboratório.

Células-tronco seriam programadas para se transformar em dentes e depois seriam transplantadas para a mandíbula do paciente, na área onde ficava o dente perdido.

Acredita-se que levará dois meses para que o dente se desenvolva totalmente.

Gengivas saudáveis

Pode levar cinco anos para que a tecnologia esteja disponível para uso generalizado.Na Grã-Bretanha, pessoas com mais de 50 anos perdem em média 12 do total de 32 dentes.

Paul Sharpe, chefe da Divisão de Biologia Craniofacial e Biomateriais do Instituto Dentário do King's College, disse que a vantagem da tecnologia é que "um dente vivo pode preservar a saúde dos tecidos adjacentes muito melhor do que uma prótese artificial".

"Dentes estão vivos, e podem responder à mordida de uma pessoa. Eles se movem e, assim, mantém a saúde da gengiva e dentes próximos", acrescentou Sharpe.

Os recursos para as pesquisas foram concedidos pelo Wellcome Trust e pelo National Endowment for Science, Technology and the Arts, e por uma empresa.

Comentário:

A ciência continua evoluindo muito rapidamente nos últimos vinte anos. Na teoria e agora na prática, as células-tronco são células que podem substituir qualquer célula do corpo, porque ela se adapta às células já existentes. Pessoas que são paraplégicas, por exemplo, poderão num futuro próximo, ter esperanças de voltarem a andar pelo fato destas células-tronco reconstituírem as partes seccionadas dos nervos da coluna vertebral, restabelecendo a ligação dos comandos de movimento.

O profeta Daniel previu que, nos últimos tempos, a ciência se multiplicaria, conforme Daniel 12:4:

"Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará."

Estude mais sobre este sinal do fim dos tempos, clicando aqui.

A Paz do Senhor a todos!

Últimas Notícias